Atenção! Este website usa cookies. Ao utilizar o website estará a consentir o seu uso. Poderá obter mais informações sobre cookies ao consultar os nossos Termos e Condições. Fechar X

Dicas na procura de Emprego

Não há "receitas milagrosas" para encontrar um emprego, no entanto, através de uma procura bastante activa pode obter o emprego que tanto deseja mais rapidamente. Encare a procura de emprego como um emprego a full-time, despendendo para essa importante tarefa no mínimo 8 horas diárias. Desta forma, conseguirá muito provavelmente ultrapassar todos aqueles que se encontram à espera que um emprego "lhes venha bater à porta".

1 - Definição de objectivos e preferências
Em primeiro lugar, antes de iniciar a sua procura deverá definir quais as funções que está disponível para desempenhar e em que sectores. Os limites geográficos, qual a distância que está disposto a fazer para ir até ao local de trabalho e as "empresas alvo" também têm que ser definidos.

2 - Preparação documental
Prepare os documentos necessários a uma candidatura de emprego tais como: curriculum, carta de apresentação, certificados, diplomas e cartas de recomendação.

3 – Constante divulgação
Comente sempre a sua situação com os seus familiares, amigos e até conhecidos. Como poderão essas pessoas saber que se encontra sem emprego ou à procura de algo melhor se não lhes comunicar?

4 – Começar a procurar activamente
Pode encontrar imensos anúncios tanto em sites de emprego com em classificados de empregos em jornais. Registe-se nos sites, active newsletters e verifique a sua caixa de correio electrónico regularmente. Lembre-se, se for das primeiras pessoas a responder a um anúncio poderá fazer toda a diferença.

5 – Enviar candidaturas a ofertas de emprego
Envie candidaturas tanto em resposta a ofertas de emprego como para as suas “empresas alvo”, por e-mail, excepto se a oferta de emprego referir por outra via. Se tiver possibilidade de se deslocar à empresa, não deixe de o fazer! É uma boa oportunidade para tentar influenciar a decisão a seu favor.

6 – Mostrar vontade de trabalhar
Passaram-se alguns dias e não obteve nenhuma resposta à sua candidatura. Contacte a empresa em questão para saber o ponto de situação, tente falar com a pessoa responsável pelo recrutamento e demonstre todo o seu interesse naquela oferta de emprego.

7 – Entrevista telefónica
Após análise das candidaturas é frequente existir uma selecção de candidatos por telefone. Reaja naturalmente, sempre com boa educação e simpatia e, se não for o momento mais oportuno, seja sincero e solicite ao contacto para que lhe ligue mais tarde.

8 – Entrevista Presencial
Faça sempre uma pesquisa sobre a empresa em questão antes de se apresentar na entrevista. Vista-se a rigor e não se esqueça que a imagem é o seu cartão-de-visita. Mostre-se confiante das suas capacidades, com interesse e tente ter uma conversa inicial para “quebrar o gelo”.

9 – Pós-entrevista
Após as entrevistas, por muito optimista que possa ter ficado deverá continuar com procura activa de emprego, pois o resultado final pode não ser o mais desejado. Por isso, não perca tempo!

10 – Não desperdice oportunidades
Antes de recusar uma oferta de emprego, vá à entrevista e descubra quais as funções que irá realizar e o que a empresa tem para lhe propor. Quem sabe se as funções e a perspectiva de crescimento não vão muito mais além do que aparentam na descrição inicialmente visualizada.

Linha de Apoio ao Colaborador
 Redes Sociais