Encontrou uma vaga ideal para si, mas necessita de entregar uma carta de recomendação e não sabe como proceder? Nada tema.
Neste artigo, vamos explicar-lhe tudo aquilo que precisa de saber sobre cartas de recomendação e como conseguir a sua. O objetivo é destacar-se dos restantes candidatos para garantir que conquista o seu lugar naquele emprego de sonho.
1. O que é uma carta de recomendação?
Uma carta de recomendação é um documento escrito por terceiros – normalmente antigos empregadores – que indica todas as suas capacidades, competências e caraterísticas no meio profissional.
É um documento escrito por uma antiga entidade patronal, com o objetivo de servir como testemunho da satisfação do antigo empregador face aos serviços que prestou enquanto trabalhavam juntos.
2. Porque preciso de uma carta de recomendação?
Por vezes, quando se está a candidatar a um novo emprego, um dos pontos que lhe é pedido é que entregue uma carta de recomendação.
Este documento serve para demonstrar ao recrutador que as suas capacidades e competências vão ao encontro daquilo que a empresa que está a contratar. Além disso, pode ser vista como um voto de confiança.
Uma carta de recomendação distingue-se pelo facto de ser escrita por alguém que já trabalhou consigo, seja uma entidade patronal, alguém que já contratou os seus serviços ou até um antigo professor de escola. É um documento que, independentemente se é ou não pedido pela empresa a que se está a candidatar, é sempre uma mais-valia ao currículo, acabando por influenciar a tomada de decisão.
3. Como posso adquirir uma carta de recomendação?
Como foi referido, é necessário que esta carta seja escrita por alguém que já trabalhou consigo – seja um colega com um cargo importante e influente no meio ou até pelo seu antigo diretor.
Caso não seja possível, por não ter suficiente ligação ou não ter terminado o último trabalho em boas relações com a chefia, pode também pedir a um antigo colega que escreva o documento.
4. O que deve conter uma carta de recomendação?
Para além das suas competências e caraterísticas, devem estar implícitos na carta de recomendações dados como:
5. Quais as diferenças entre uma carta de recomendação e uma carta de apresentação?
Esta questão pode causar alguma confusão porque ambas, no fundo, são cartas de apresentação. O objetivo é demonstrar as qualidades e características do candidato.
Contudo a diferença prende-se com o facto da carta de apresentação ser escrita de forma pessoal, onde o próprio candidato fala sobre aquelas que considera serem as suas melhores capacidades.
Por outro lado, a carta de recomendação tem necessariamente de ser escrita, ou pelo menos assinada, por terceiros, o que lhe confere um maior nível de influência durante o processo de tomada de decisão para o recrutador.
Exemplo de Carta de Recomendação
[Nome]
[Morada]
[Cidade, Código Postal]
[Data]
[Nome do Destinatário]
[Título do Destinatário]
[Nome da Empresa ou Instituição]
[Morada da Empresa ou Instituição]
[Cidade, Código Postal]
Caro(a) [Nome do Destinatário],
Gostaria de expressar a minha recomendação entusiástica para o/a [Nome do Candidato], com quem tive o prazer de trabalhar por [tempo que trabalhamos juntos] na [Nome da Empresa ou Instituição].
Durante este período, o/a [Nome do Candidato] demonstrou habilidades notáveis em [mencionar uma qualidade ou habilidade específica, como liderança, criatividade, etc.]. A sua ética de trabalho, compromisso e capacidade de cumprir prazos são impressionantes.
Recomendo o/a [Nome do Candidato] sem reservas e acredito que será um ativo valioso para qualquer organização. Caso necessite de informações adicionais, estou à disposição para contactar-me através do e-mail [seu e-mail] ou do telefone [seu número de telefone].
Atenciosamente,
[Seu Nome]
[Seu Cargo (se aplicável)]
[Nome da Empresa]
Agora que já ficou a conhecer tudo o que precisa sobre uma carta de recomendação e como conseguir a sua, está na hora de passar ao próximo passo e conseguir avançar para a entrevista de emprego que tanto ambiciona. Visite as nossas vagas disponíveis por todo o país.
Voltar