Empatia no Trabalho

Empatia no Trabalho

Acha que ter empatia no trabalho é importante? Se sim, tem toda a razão.

A empatia contribui para um ambiente de trabalho saudável e para o sucesso do negócio.

O conceito de empatia é caraterizado como a capacidade das pessoas se colocarem no lugar dos outros, experienciando os seus pensamentos e emoções.

O que é empatia no trabalho?

Empatia no trabalho é a capacidade de compreensão das opiniões, pontos de vista e emoções dos colegas. É entender as motivações dos colegas, e como estas podem fazer diferença na cultura organizacional da empresa. Todos os bons líderes esperam que os seus colaboradores sejam empáticos, de forma a fortalecer as equipas e a garantir um ambiente de trabalho sem frustrações.

Vantagens de um ambiente de trabalho empático:

1. Redução de faltas – As faltas excessivas por parte dos profissionais de uma empresa podem acontecer por diversos fatores. A empatia profissional facilita às lideranças a identificação de problemas como a sintonia das equipas, a sobrecarga de trabalho e as questões pessoais que afetam o desempenho dos colaboradores, podendo assim dividir os problemas com os mesmos. Ao colocar-se no lugar dos seus profissionais, a empresa propõe mudanças para diminuir as faltas;

2. Aumento da motivação e produtividade – o estímulo da empatia no local de trabalho faz com que o trabalho em equipa e mesmo o individual seja mais produtivo;

3. Melhoria no trabalho de equipa – Quando as pessoas se ouvem, partilham opiniões e geram decisões conjuntas, o trabalho em equipa é fortalecido. Quando um colaborador se sente ouvido e compreendido, considera-se mais útil e produtivo no seu trabalho, alcançando, assim, as metas da empresa.

É importante que o comportamento empático seja estimulado pelos líderes das equipas de trabalho, e para isso estes precisam de ter as seguintes caraterísticas:

  • Ouvir – prestar atenção ao que o outro diz demonstra interesse verdadeiro em perceber o que o mesmo está a sentir. Saber ouvir, no ambiente de trabalho, torna o líder numa pessoa muito mais acessível;
  • Ter controlo emocional – lidar com opiniões tão distintas e, nem sempre coerentes, requer bastante controlo emocional. Quando um colaborador tem controlo emocional e é empático demonstra confiança nas situações do dia a dia.

O setor dos RH deve conseguir estimular um ambiente de trabalho harmonioso para que a cultura do desenvolvimento pessoal e profissional seja positiva, dando a oportunidade à empresa de crescer de forma eficiente.

Está interessado em trabalhar connosco?
Conheça todas as oportunidades que temos disponíveis e faça a sua inscrição em poucos minutos!

Empatia

Voltar