Trabalhar como motorista de pesados pode e é visto como sinónimo de liberdade. De poder viajar pelo país inteiro e por vezes, pelo mundo!
Contudo, ser motorista acarreta grandes responsabilidades. São as pessoas que transportam todos os bens de produção e os bens de consumo, também considerados como bens de primeira necessidade.
Sendo uma profissão com tamanha importância, é precisa a formação e habilitações necessárias. Contudo, não deixe que isso o impeça de concretizar o seu sonho.
Saiba tudo o que precisa sobre trabalhar como motorista de pesados.
1. Que tipo de formação e habilitações são necessárias?
Formação profissional contínua é fundamental. Além disso, é também necessário que os motoristas de pesados tenham, obrigatoriamente, o certificado de aptidão para motorista (CAM) e a carta de qualificação (CQM).
Desta forma, se pretende exercer funções como motorista de pesados, tenha em atenção estas obrigatoriedades.
2. Quanto ganha um motorista de pesados?
Esta é uma das perguntas básicas em qualquer profissão. Contudo, é complicado indicar números específicos, porque consoante a entidade empregadora os valores podem também variar.
Além disso, os anos de experiência, bem como o tipo de mercadorias a transportar, podem retirar ou acrescentar valor à remuneração final.
Em Portugal, a média salarial para um motorista de pesados – segundo dados do Pordata, compilados pelo Jornal Eco – ronda os 1100€.
3. Quais os requisitos para exercer a função?
Ainda que conduzir seja algo que grande parte da população faz, não se iluda, pois conduzir um veículo de mercadorias pesadas é mais complexo do que parece.
Para poder exercer a profissão, além da formação obrigatória que já indicámos, tem de ter 21 anos, para poder tirar a carta de condução das categorias C (pesado de mercadorias) e CE (pesados de mercadorias de categoria C com reboque ou semirreboque).
Além disso, é também preciso um atestado médico que comprove a aptidão física e psicológica, acompanhado de um relatório.
4. Diferentes tipos de motoristas de pesados
Não caia no erro de dizer que quem conduz um camião, conduz todos, ou que o processo de transporte é igual para todas as mercadorias.
Existem mercadorias que são consideradas perigosas, como é o caso de material radioativo, substâncias tóxicas ou materiais explosivos. Para este tipo de mercadorias é obrigatório que todos os documentos e formações estejam atualizados.
Para além do tipo de mercadorias que transportam, os motoristas podem estar habilitados para ser motoristas nacionais ou internacionais.
Como o nome indica, os motoristas nacionais estão habilitados a conduzir dentro do território português, o que significa que transportam o mesmo tipo de carga para a mesma empresa e muitas vezes recorrendo aos mesmos percursos.
Por outro lado, um motorista internacional está habilitado a conduzir dentro do território nacional, mas também no estrangeiro.
Quando um motorista trabalha a nível internacional os seus percursos são substancialmente maiores o que implica um período de condução bem mais alargado dos restantes motoristas.
Ficou com vontade de se aventurar pelas estradas nacionais e internacionais? Então conheça todas as nossas vagas disponíveis para motoristas de pesados.

Voltar