Com as novas tecnologias existem muitos trabalhos que atualmente são feitos num regime 100% remoto.
Para além de permitir uma gestão autónoma do tempo, também garante mais tempo livre e de qualidade. Muitos trabalhadores em regime remoto optam por aproveitar para viajar e conhecer o mundo enquanto trabalham.
Se trabalha em regime remoto ou híbrido e sempre sonhou em viajar pelo mundo sem entraves, fique a conhecer algumas dicas para ajudar a manter a produtividade, enquanto conhece novas culturas.
1. Comece por diferentes cidades no seu país antes de se arriscar no estrangeiro
Um regime de teletrabalho à distância pode parecer algo simples e exequível, contudo existem vários fatores a ter em conta e pode demorar algum tempo até entrar na rotina.
Se começou a trabalhar remotamente há pouco tempo, conheça algumas dicas que vão ajudar a manter a produtividade e a equilibrar a vida laboral e pessoal.
Para começar a sua vida de nómada digital aconselhamos que comece por visitar cidades dentro do próprio país, pelo menos até se habituar à rotina de trabalho remoto e de viajante.
2. Tem em atenção os diferentes fusos horários
Um possível problema com que se pode deparar enquanto concilia o seu trabalho com as viagens é a diferença horária entre a sede do seu trabalho e o país que visita.
Uma boa opção para evitar este problema, pelo menos no início, enquanto se adapta à vida de nómada digital, passa por escolher países próximos do seu país, cujo horário seja o mesmo.
Para além da diferença horária ser menor do que a de um país na outra ponta do globo, pode servir como uma excelente fase de iniciação até se habituar à sua rotina.
3. Torne o seu estilo de vida o mais minimalista possível
Se pretende viajar por todo o mundo enquanto trabalha, tem de estar preparado para se mudar constantemente de local. Isto implica deixar de dar valor a determinados bens materiais que não são possíveis levar consigo nas viagens.
Foque-se apenas nos bens essenciais e nos dispositivos que precisa para trabalhar.
4. Mantenha-se constantemente conectado
Este é um dos pontos essenciais a todos os trabalhadores em regime remoto. É necessário estar constantemente conectado à sua equipa e superiores para qualquer eventualidade.
Assim sendo é obrigatório que durante o horário laboral consiga estar num local onde a internet esteja funcional.
5. Seguro abrangente
Muitos países têm diferentes regras em relação à saúde dos seus cidadãos e turistas.
Por isso, a melhor opção para estar salvaguardado no caso de alguma eventualidade é garantir que tem um seguro de saúde adequado, para além de um seguro para todos os dispositivos que necessita para fazer o seu trabalho.
6. Conecte-se com outros nómadas digitais
Tudo fica mais fácil quando conseguimos ajuda e apoio. Existem várias aplicações e websites onde nómadas digitais se conectam para trabalhar e viajar juntos, como é o caso da Nomag e Planet Nomad.
Este é um excelente ponto de partida para conhecer algumas histórias reais e preparar melhor as suas viagens, até porque existem muitas situações para as quais não vai estar preparado.
7. Organização do trabalho
Um dos erros que pode acontecer quando se trabalha remotamente – sobretudo se estiver a viajar – é esquecer-se das prioridades relacionadas com o trabalho. Deve ter em conta as suas tarefas diárias e não as negligenciar.
Estabeleça um horário de trabalho e outro para desfrutar da viagem, garantido que consegue manter a produtividade elevada e alcançar um equilíbrio entre a trabalho e lazer.
As nossas dicas ajudaram?
Sente-se preparado para se tornar num nómada digital?
O nosso blog está cheio de dicas sobre trabalho.
Fique a conhecer os nossos artigos informativos!
Conheça também todas as vagas que temos disponíveis em Portugal.