Atualmente, as redes sociais são um ponto central no quotidiano das pessoas, marcas e empresas. A era tecnológica e digital está cheia de novas oportunidades. Basta que saibamos como nos destacar nas plataformas online.
O tempo em que a procura por um emprego era feita recorrendo ao jornal físico ou batendo à porta das empresas, já passou. Contudo, esta é uma tática que ainda pode dar frutos.
Por outro lado, as redes sociais são um portal cheio de oportunidades para entrarmos em contacto com as empresas, através do conforto da nossa casa.
A facilidade na comunicação é cada vez maior, mas é preciso investirmos nos nossos perfis nas redes sociais, é preciso esforçarmo-nos para dar nas “vistas” e destacarmo-nos no meio da multidão.
O LinkedIn é uma das maiores plataformas relacionadas com emprego e recrutamento. Siga as nossas dicas e melhore o seu perfil pessoal!
1. Escolher uma boa foto de perfil e de capa
Só existe uma primeira impressão e é sempre essa que fica na memória. Regra na vida real e no digital.
Garanta que a fotografia está adequada à área de emprego que se pretende candidatar e à rede social onde se insere.
o caso do LinkedIn, faz sentido ter uma foto de perfil mais profissional e formal, ao contrário do que acontece com o Instagram ou até o Facebook, que são redes, maioritariamente, de uso pessoal, embora atualmente a sua vertente empresarial esteja a ser bastante explorada pelas empresas, sobretudo a nível de marketing digital e de loja online.
2. Utilização de Marketing de Conteúdo
No perfil de LinkedIn, a melhor estratégia é investir em marketing de conteúdo.
Crie e partilhe conteúdo com frequência, para demonstrar as suas competências dentro da área e reforçar a sua imagem.
Através destas ações, quando se candidatar a uma vaga, o recrutador vai analisar o seu perfil e compreender que é um candidato com conhecimento e competências para desempenhar a função, o que é uma mais-valia no momento da decisão de recrutamento.
A partilha de conquistas e sucessos a nível profissional também é um conteúdo excelente para partilhar no seu perfil. Isto mostra que é capaz de superar desafios e atingir objetivos.
3. Elabore com detalhe as suas competências e experiência adquirida em funções anteriores
Tente visualizar o seu perfil de Linkedin como uma espécie de currículo digital e carta de apresentação, simultaneamente.
Todas as suas qualidades e capacidades devem estar indicadas no perfil, assim como todas as funções que desempenhou até hoje, inclusive aquelas que nada têm de relação com a área profissional em que se insere atualmente.
Isto porque todas as funções que desempenhou e trabalhos por onde passou trouxeram algo de positivo à sua experiência.
4. Faça conexões e siga perfis de marcas relevantes
O networking e os contactos que temos sempre foram um ponto principal na nossa vida pessoal e profissional.
Uma das principais funcionalidades de qualquer rede social é conectar as pessoas, e o LinkedIn não é exceção. A particularidade desta rede é que deve tentar conectar-se com diversos profissionais influentes na sua área de trabalho.
Isto serve não só para que seja mais fácil entrar em contacto com estas pessoas caso seja necessário, mas também para compreender qual o estado do mercado, o que anda a ser feito a nível profissional nas empresas, onde se inserem e como estão a evoluir.
Do mesmo modo, deve também seguir diversas marcas e empresas influentes para que compreenda o tipo de estratégias que estão a implementar.
Agora que o seu perfil de LinkedIn está otimizado e atualizado, pode começar a sua pesquisa por um novo emprego. Conheça todas as nossas vagas disponíveis.
Voltar